Dicas para ter mais conforto em longas viagens
Para aqueles que viajam de longa distância em seu veículo comercial, os acessórios não são apenas sobre proteção e praticamente, eles podem servir uma função completamente diferente. Algumas peças de caminhão e acessórios podem transformar seu veículo em uma casa sobre rodas.
1. Nunca perca uma mudança de óleo
Este é fácil, mas sem dúvida, uma das coisas mais importantes que você pode fazer para garantir uma vida longa para seu caminhão (ou qualquer veículo para esse assunto). A Ford recomenda que você faça isso todas as 7.500 milhas ou seis meses (o que ocorrer primeiro) para os caminhões modelo ano 2008 e mais novos. Para caminhões mais antigos e de maior quilometragem, mude sempre o seu filtro de óleo quando mudar o seu óleo. Certifique-se de pegar o melhor óleo para suas necessidades. Existem dezenas de variedades de óleo e uma ampla gama de opções de quilometragem elevada, adaptadas ao aumento da vida de motores mais antigos, por isso, consulte o manual do seu proprietário para garantir que você escolha o índice de viscosidade certo para o seu caminhão. E, em seguida, verifique antes de comprar – ter que visitar a mesma loja de automóveis duas vezes no mesmo dia para um único item é embaraçoso e perda de tempo.
2. Rode seus pneus
Alterar o seu óleo é um bom momento para verificar outros tipos de manutenção de rotina também. Girar seus pneus cada vez que você mudar o seu óleo ajuda a garantir um desgaste uniforme – porque os pneus usam desigual de acordo com o drivetrain do seu caminhão. “A rotação do pneu é muito importante”, diz Norton. “Os clientes muitas vezes pensam:” Oh, eu só preciso mudar o óleo no intervalo prescrito “, mas recomendamos que você rote seus pneus toda vez que você altera o seu óleo para que seus pneus estejam usando uniformemente”. Embora dependa de como você usa o seu caminhão, os pneus da frente normalmente verão o maior desgaste. Girá-los não só pode prolongar a vida dos próprios pneus, mas também pode fazer um passeio mais suave e reduzir a carga sobre a suspensão do caminhão que pode resultar de pneus desgastados. De acordo com Norton, se houver algum problema de alinhamento, você deve poder detectá-los quando os pneus estiverem girados. Verifique o manual do seu proprietário para o padrão de rotação de pneu recomendado.
3. Pare para uma inspeção
Se houver uma coisa que possa ajudar a manter o seu caminhão mais longo, é saber quando se deve trazer um especialista. A maioria das montadoras oferece cheques especificados nas concessionárias. A inspeção multiponto da Ford é basicamente uma verificação médica para o seu caminhão. Tudo a partir de suas baterias para viragens para pastilhas de freio é analisado por problemas. Os técnicos devem detectar possíveis problemas no início, com base no desgaste, ajudando a manter você seguro e seu caminhão funcionando por mais tempo.
4. Dê ao seu motor um ar fresco
Para funcionar melhor, os motores precisam de ar limpo. Ao longo do tempo, os filtros de ar ficam entupidos com poeira, detritos e contaminantes químicos. Troque em um novo filtro de ar do motor a cada 15.000 a 30.000 milhas ou, ainda mais frequentemente, se você freqüentemente está dirigindo em estradas de terra. Um filtro de ar limpo não só ajudará o seu motor a durar mais tempo, ele pode otimizar a eficiência e a aceleração do seu motor.